quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como fazer um Currículo - “Curriculum vitae”


Traduzido literalmente do latim, curriculum vitae significa “a carreira da vida”

O que é?
É um resumo dos seus dados pessoais, da sua formação, experiência profissional e até por vezes, de actividades não profissionais

Para que serve?
     •Para interessar o empregador em querer conhecê-lo;
     •Para conseguir obter uma entrevista com a entidade empregadora.

Como utilizá-lo?
    •Em resposta a um anúncio de emprego, acompanhado de uma carta de apresentação;
     •Numa candidatura espontânea a uma empresa.

Tipos de currículos e  Vantagens de cada tipo:
•Currículo cronológico
       - Descreve a experiência de trabalho começando pela mais antiga acabando na mais recente.

•Vantagens
       - Leitura mais clara;
       - Permite apresentar a sequência da carreira profissional;
       - Põem em relevo as actividades mais recentes.

•Currículo funcional
     - Agrupa a experiência de trabalho por blocos de actividades ou de funções semelhantes.

•Vantagens
      - Poder destacar as actividades mais importantes para o emprego em questão
      - Indicado para candidatos que tenham tido actividades muito diversificadas

Como elaborara o seu currículo?
•Identificação
       - Nome, data de nascimento, estado civil, número de BI, situação militar, morada e telefone.

•Habilitações escolares
        - Nível de escolaridade que possui; data em que o terminou; média que obteve, se for favorável.

•Formação profissional
        - Mencione os diplomas ou certificados profissionais adquiridos, quer em Centros de Formação Profissional, quer em empresas.
         - Refira o conhecimento de línguas faladas e escritas, assim como conhecimentos de informática.
        - Faça referência à sua carteira profissional, se a tiver,assim como  à sua carta de condução.

•Experiência profissional
        - Descreva as suas experiências de trabalho, as funções desempenhadas, o respectivo grau de responsabilidade, as empresas onde trabalhou e o tempo durante o qual desenvolveu essas actividades. Descreva-as de forma rigorosa e resumida.

•Actividades extra-profissionais
       - No caso de nunca ter tido um emprego, poderá mencionar experiências de trabalho que tenha desenvolvido voluntariamente, a tempo completo ou parcial, incluindo actividades de tempos livres.
       - Ponha em evidência toda e qualquer realização concreta e as responsabilidades assumidas nessas actividades.
Como redigi-lo? (regras)

•Apresentação
       - Deve ser dactilografado, sem erros de ortografia ou de gramática, em folha branca, tipo A4;

•Tamanho
       - Não deve ultrapassar 2 a 3 páginas

•Estilo
      - Prefira verbos de acção; Fale na 1ª pessoa e descreva de uma forma clara e concisa, aquilo que é capaz de fazer.
     - Utilize palavras simples e frases curtas.
     - Evite parágrafos com mais de 5 linhas.
     - Transmita uma ideia por parágrafo.

•Números
     - Se utilizar números não escreva por extenso.
•Datas
      - Apresente-as sempre da mesma maneira.

•Siglas
     - Se utilizar siglas, escreva logo em seguida o seu significado.

- No final, não se esqueça de:
      •Facilitar a leitura com uma boa apresentação, com margens e espaços suficientes;
       •Organizar e destacar os diversos pontos.
•Depois de o dactilografar:
        - Releia-o;
        - Tire 3 ou 4 fotocópias e guarde-as para futuras candidaturas.

Um Currículo...
        •... É a sua publicidade Pessoal. 
        •... Bem feito, pode abrir-lhe as portas de um emprego.
          •... É uma imagem de si! Dê-lhe uma apresentação cuidada, tornando atraente a leitura do seu currículo.


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