domingo, 8 de agosto de 2010

Organigramas/Organogramas


"organigrama" é um barbarismo de influência francesa. A palavra correcta é organograma: organo (do grego órganon, órgão) + grama ( de origem também grega, que quer dizer escrito, registo).

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização”.
“Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes”.
(wikipédia)
“O organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional que mostra os seus órgãos, níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles” [Lacombe, 2003].

As estruturas empresariais são geralmente representadas por organigramas, gráficos estáticos constituídos por rectângulos, quadrados ou círculos, ligados entre si por linhas horizontais e/ou verticais, os quais permitem ver rapidamente a posição de cada sector e/ou individuo dentro da empresa.
Estes organigramas devem explicitar claramente:
v      Os órgãos de gestão;
v      As ligações hierárquicas;
v      As ligações funcionais;
v      Os níveis ou escalões hierárquicos;
v      Os canais de comunicação formais;
v      Os responsáveis ou titulares (se for um organigrama nominativo).

Tipos de organigramas
Os organigramas podem ser classificados quanto:
Ao grau de informação:
v      Organigramas funcionais ou por função – descrevem as funções reais da empresa;
v      Organigramas nominativos/mistos – englobam funções e titulares;
v      Organigramas com definição de funções – descrevem as competências de cada serviço da empresa.
À forma gráfica:
Organigrama Clássico ou Piramidal:
v      As linhas verticais definem relações hierárquicas;
v      As linhas horizontais (mesmo nível) definem relações de coordenação;
v      A hierarquia estabelece-se a partir do topo;
v      Um órgão que desempenhe funções de assistência deve ser colocado à margem da linha hierárquica e ligado a esta por uma linha horizontal.

Organigrama Vertical:
v      É identico ao organigrama clássico, com a única diferença de que é colocado em posição vertical. 
Organigrama em Diagonal:
v      É um organigrama clássico, disposto em sentido diagonal de tal forma que possa existir no rodapé um canto de informações para cada órgão, qualquer que seja o seu nível hierárquico. (ex: nº de empregados em cada órgão, volume de despesas previstas no orçamento, código do plano de contas).

Organigrama em Barras:
v      Barras com extensões diferentes correspondem a níveis hierárquicos diferentes;
v      A hierarquia estabelece-se a partir da barra maior;
v      Cada barra depende hierarquicamente da barra imediatamente anterior;
v      Barras com a mesma dimensão determinam um mesmo nível hierárquico.
Organigrama Circular ou Semicircular:
v      Cada coroa ou semi-coroa determina um nível hierárquico;
v      A hierarquia estabelece-se a partir do centro.
Listograma
v      É um organigrama equivalente ao organigrama de barras, porém com extrema facilidade de construção. Não possui barras, que são substituídas pela marginalização ou alinhamento dos órgãos em função dos seus níveis hierárquicos
v      Um número de base representa o nível hierárquico mais alto;
v      Esse número é subdividido em classes sucessivamente
REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DE ORGANIGRAMAS
v      No plano superior devem ser colocadas as autoridades deliberativas (ex: presidente do conselho de administração).
v      No plano intermédio são colocados os órgãos de gestão.
v      No plano inferior são colocados os órgãos executivos.
v      Órgãos que tenham a mesma responsabilidade devem ser colocados ao mesmo nível.
v      A ligação entre os órgãos é feita por linhas rectas ou curvas. 
v      Devem ser: • Simples • Objectivos • Claros.

Sem comentários: