"organigrama" é um barbarismo de influência francesa. A palavra correcta é organograma: organo (do grego órganon, órgão) + grama ( de origem também grega, que quer dizer escrito, registo).
“Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes”.
(wikipédia)
“O organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional que mostra os seus órgãos, níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles” [Lacombe, 2003].
As estruturas empresariais são geralmente representadas por organigramas, gráficos estáticos constituídos por rectângulos, quadrados ou círculos, ligados entre si por linhas horizontais e/ou verticais, os quais permitem ver rapidamente a posição de cada sector e/ou individuo dentro da empresa.
Estes organigramas devem explicitar claramente:
v Os órgãos de gestão;
v As ligações hierárquicas;
v As ligações funcionais;
v Os níveis ou escalões hierárquicos;
v Os canais de comunicação formais;
v Os responsáveis ou titulares (se for um organigrama nominativo).
Tipos de organigramas
Os organigramas podem ser classificados quanto:
Ao grau de informação:
v Organigramas funcionais ou por função – descrevem as funções reais da empresa;
v Organigramas nominativos/mistos – englobam funções e titulares;
v Organigramas com definição de funções – descrevem as competências de cada serviço da empresa.
À forma gráfica:
Organigrama Clássico ou Piramidal:
v As linhas verticais definem relações hierárquicas;
v As linhas horizontais (mesmo nível) definem relações de coordenação;
v A hierarquia estabelece-se a partir do topo;
v Um órgão que desempenhe funções de assistência deve ser colocado à margem da linha hierárquica e ligado a esta por uma linha horizontal.
Organigrama Vertical:
v É identico ao organigrama clássico, com a única diferença de que é colocado em posição vertical.
Organigrama em Diagonal:
v É um organigrama clássico, disposto em sentido diagonal de tal forma que possa existir no rodapé um canto de informações para cada órgão, qualquer que seja o seu nível hierárquico. (ex: nº de empregados em cada órgão, volume de despesas previstas no orçamento, código do plano de contas).
Organigrama em Barras:
v Barras com extensões diferentes correspondem a níveis hierárquicos diferentes;
v A hierarquia estabelece-se a partir da barra maior;
v Cada barra depende hierarquicamente da barra imediatamente anterior;
v Barras com a mesma dimensão determinam um mesmo nível hierárquico.
Organigrama Circular ou Semicircular:
v Cada coroa ou semi-coroa determina um nível hierárquico;
v A hierarquia estabelece-se a partir do centro.
Listograma
v É um organigrama equivalente ao organigrama de barras, porém com extrema facilidade de construção. Não possui barras, que são substituídas pela marginalização ou alinhamento dos órgãos em função dos seus níveis hierárquicos
v Um número de base representa o nível hierárquico mais alto;
v Esse número é subdividido em classes sucessivamente
REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DE ORGANIGRAMAS
v No plano superior devem ser colocadas as autoridades deliberativas (ex: presidente do conselho de administração).
v No plano intermédio são colocados os órgãos de gestão.
v No plano inferior são colocados os órgãos executivos.
v Órgãos que tenham a mesma responsabilidade devem ser colocados ao mesmo nível.
v A ligação entre os órgãos é feita por linhas rectas ou curvas.
v Devem ser: • Simples • Objectivos • Claros.
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