quarta-feira, 24 de março de 2010

Como fazer um Trabalho em Grupo


Com quem trabalhar

Procura colegas com características e habilidades diferentes. Se vais fazer parte do trabalho fora da Universidade, talvez seja bom que os colegas do grupo residam próximo uns dos outros ou tenham possibilidades de se encontrarem.


Distribuição de tarefas e estabelecimento de regras

Naquilo que for possível, cada um deve se responsabilizar por uma tarefa específica (um elemento procura imagens, outro pesquisa na internet, outro desenha, outro faz pesquisa bibliográfica,...). É muito importante que se estabeleçam prazos e reuniões periódicas, para acertar o trabalho realizado e a realizar, redefinindo novas tarefas. As regras estabelecidas devem ser discutidas pelo grupo. É muito importante que o grupo funcione de forma democrática.

Apresentação do trabalho

Redacção do trabalho escrito

O trabalho escrito deverá conter por esta ordem:

Capa - deverá conter:
- A designação do agrupamento;
- O nome da Universidade;
- O nome da disciplina/cadeira;
- O título do trabalho;
- A indicação do professor da disciplina;
- O nome, ano, turma e número do aluno ou alunos que realizaram o trabalho;
- Data de entrega do trabalho.

Índice - nele deve constar o nome de cada uma das partes do trabalho e respectiva página.

Introdução - deverá responder às perguntas:
- Por que razão foi feito este trabalho?
- Como foi feito?
- Com que objectivo foi feito?

Corpo do trabalho
- Deve ser redigido em texto (não por tópicos);
- Pode ser ilustrado;
- Pode dividir-se em várias partes.

Conclusão
- Deve ser breve;
- Pode ser um resumo das ideias mais importantes do trabalho ou a opinião/conclusões dos autores sobre o trabalho realizado.

Bibliografia - consiste na listagem dos nomes dos livros ou outro
material consultado durante a pesquisa, seguindo esta ordem:
- Nome do autor (começa-se pelo apelido);
- Título da obra em itálico;
- Local da edição;
- Editora;
- Data da edição.

Ex.: Costa, Fernanda, Com Todas as Letras; Porto Editora, 2002.

Se for consultada a Internet e/ou CD-Rom, deverá indicar-se o endereço dos sites e/ou títulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabética e separados das restantes fontes bibliográficas.

Anexos

Podem ser mapas, gravuras, fichas inquéritos, gráficos e outros
documentos.
Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo
do trabalho.

Sugestões:
- Não usar termos ou conceitos sem os definir;
- Construir frases curtas;
- A cada parágrafo deverá corresponder apenas uma ideia;
- Espaçar a 1,5 o texto entre as linhas a fim de facilitar a leitura.

Apresentação oral
- Deve preparar-se em casa a apresentação, escrevendo numa folha as ideias principais de forma ordenada;
- É importante falar alto, num tom e ritmo adequados e articular bem as palavras;
- A apresentação fica mais interessante se for acompanhada com a visualização de acetatos, cartazes, esquemas ou imagens;
- No fim, deve-se reservar algum tempo para trocar impressões sobre o tema com os colegas.

Apresentação multimédia
- Pode ser preparada com o auxílio do Power Point que facilita o uso do som, da imagem / fotografia, do texto e vídeo.

Os materiais necessários são:
- um computador;
- um projector multimedia;
- uma tela.

Deverás no final avaliar o trabalho

Dever-se-á responder às seguintes questões:
- A informação encontrada corresponde às necessidades
identificadas?
- As fontes foram correctamente citadas?
- O trabalho está bem organizado e apresentado?
- O trabalho está completo e devidamente identificado?
- O trabalho reúne as qualidades necessárias para despertar interesse?

1 comentário:

Valdimir António disse...

esta matéria é para caso práctico